domingo, 21 de março de 2010

CORES PRIMÁRIAS

CORES PRIMÁRIAS


 



É uma delícia explorar as cores com os alunos. É facinante ver o interesse deles em trabalhar com as mesmas.
Quando começar a trabalhar as cores primárias é importante fazer uma introdução conceitual do que são as cores primárias. Pensando sempre na linguagem adequada para cada faixa etária.


"Uma cor primária é uma cor que não pode ser decomposta em outras cores. Essas cores são misturadas entre si para produzir as demais cores do espectro. Quando duas cores primárias são misturadas, produz-se o que se conhece como cor secundária, e ao se misturar uma cor secundária com uma primária surge uma cor terciária.
Tradicionalmente, o vermelho, o azul e o amarelo são tratadas como as cores primárias nas artes plásticas. Esse sistema de classificação é conhecido como RYB. Entretanto, essa é uma definição errada do ponto de vista científico. Apesar de qualquer escolha de cores primárias ser essencialmente arbitrária, uma vez que o espectro de luz é contínuo, em se tratando de cores subtrativas (que somam ao preto, ex.: pigmentos) a escolha habitual é ciano, magenta, e amarelo; enquanto que para cores aditivas (que somam ao branco, ex: luz) são usados vermelho, verde e azul.
Como são muito raros na natureza pigmentos de cor ciano e magenta, eles são substituídos respectivamente pelo azul e pelo vermelho nas artes plásticas."

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Por exemplo, com os pequenos como está chegando a Páscoa, é legal cantar com eles aquela tradicional música "Coelhinho da Páscoa" e pedir para eles desenharem, ou preencherem os Ovos de Páscoa com as cores primárias, como fala na música:


Coelhinho da Páscoa,
Que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos,
Três ovos assim.
Coelhinho da Páscoa,
Que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também,
Azul, amarelo e vermelho também!




Aproveite para desenvolver alguma técnica com educandos, como, pontilhismo (com as pontas dos dedos), colagem de papel, textura, etc.




No ano passado trabalhei as cores primárias, e linhas retas junto. Expliquei a diferença entre linhas horizontais, verticais e diagonais.
E com barbante, papel pardo e cola. Pedi para eles brincarem com as linhas, utilizando o barbante. E depois colar.
É preciso lembrar que não pode haver nenhuma curvinha ou dobrinha, pois se não, não é linha reta. As vezes os alunos querem mudar o sentido da linha e apenas torcem o barbante. E não pode, se não faz curva. É preciso cortar e colar novamente.
É legal trabalhar a idéia do abstrato. Eles gostam de fazer suas produções parecem alguma coisa, alguma figura.
É legal mostrar algumas obras abstratas e conduzir o trabalho das retas para o abstrato.
 Depois é legal expor o que foi feito. Pode se expor individualmente, ou montar um painel conjunto com todos os trabalhos.


 

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    quero te agradecer porque seu blog foi muito importante para que pudesse preparar uma aula de musicalização infantil. Trabalhar as cores com meus alunos vai ser uma experiência muito divertida.

    se precisar também tenho um blog sobre percussão e bateria.

    percussaoeafins.blogspot.com

    se puder entre nele.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ NOVAMENTE!!!

    JÁ CONSEGUI DOBRAR, MESMO ASSIM AGRADEÇO A DICA QUE FOI ÓTIMA.

    ResponderExcluir