domingo, 18 de abril de 2010

Parlendas

"Uma forma literária tradicional, rimada com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. Usada, em muitas ocasiões, para brincadeiras populares. Normalmente é uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. A finalidade é entreter a criança, ensinando-lhe algo. 
Algumas vezes, é chamada de trava-línguas, quando é repetida de forma rápida ou várias vezes seguidas, provocando um problema de dicção ou paralisia da língua, que diverte os ouvintes. Assim, pede-se a alguém que repita uma parlenda, em prosa ou verso, de forma rápida - "fale bem depressa" - "diga correndo" - ou que a repita várias vezes seguidas - "repita três vezes".
As parlendas não são cantadas e, sim, declamadas em forma de texto, estabelecendo-se como base a acentuação verbal.
Os portugueses denominam as parlendas cantilenas ou lengalengas. Na literatura oral é um dos entendimentos iniciais para a criança e uma das fórmulas verbais que ficam, indeléveis, na memória adulta

wikipédia

Uma coisa que alegra crianças de várias idades são as Parlendas.
Trouxe primeiramente a definição do que são as parlendas. É muito importante permear nosso trabalho.
De acordo com a idade, também apresentar o significado para os aluno.

Quando trabalhei as parlendas, primeiro, reuni os alunos em roda e recitamos alguns versos conhecidos. Muitos participaram, quem não conhecia, depois de um tempo passou a se familiarizar. Todo dia em algum momento da aula recitavamos as parlendas.

Existe muitas formas de trabalhar com parlendas. Pode se trabalhar com o texto, lacunar para os alunos completarem com o que falta. Também, fazer produção coletiva, pedindo para que todos escrevam e depois reproduzi-la na lousa e trabalhar a estrutura, etc.

Preferi desta vez ilustrar algumas parlendas:

Trago algumas sugestões:

A parlenda dos dedos, pedi para eles traçarem e recortarem o contorno de uma das mãos. E em cada dedinho escrever um trecho da parlenda. Colamos apenas a palma da mão na folha e deixamos os dedinhos soltos, e fechados. Conforme recitamos a parlenda, fomos abrindo os dedinhos.
Eles amaram!!!





Com a parlenda "Um, dois feijão com arroz", os alunos ilustraram as partes como quiseram.



Pode-se trabalhar também, dependendo da série e do objetivo número e quantidade com essa parlenda.


 Com a parlenda "Cadê o toucinho?",  pedi para os alunos desenhar e pintar cada trecho da historinha.



 
(Júlia Beatriz - 8 anos)

E depois fizemos um livrinho sanfonado. Em cada folha uma parte da parlenda foi escrita, e depois dobrada em zigue-zague.

Outra parlenda que fizemos, foi  "Hoje é Domingo". Dei papel colorido para eles, e pedi para que eles com recorte e colagem fizessem a ilustração.





 Achei esse vídeo no youtube.
Quem quiser, fica a sugestão.


 

Um comentário:

  1. asorei essa parlenda vou leva pra pesquisa da escola ameiii bota mais parlendas **---**bjs

    ResponderExcluir