Professores, acho que em quase todas as estapas da Educação Infantil e em todos os anos do Ensino Fundamental buscamos trabalhar a identidade dos educandos.
Então, resolvi percorrer esse caminho utilizando a Arte e os valores como ferramenta de trabalho.
Já no início das aulas, com a minha sala de 2º ano, comecei trabalhando os "Combinados'. Então, em cima de cada um dos Valores discutimos e anotamos o que significava cada um dos temas e quais atitudes deveriamos ter para que aquilo acontecesse na nossa turma. Adorei o resultado, pois dentro da linguagem deles,do jeitinho deles conseguimos alcançar o obejtivo.
Olha que bacana as coisas que eles disseram:
Olha que bacana as coisas que eles disseram:
Depois, cada aluno fez seu auto-retrato e escreveu o que gostaria de oferecer de presente para o grupo.
Trabalhamos uma música do Toquinho, chamada " De Umbigo à umbiguinho", que retrata o começo da vida. O começo de nossa identidade.
Além de poesia, música, desenho. Trabalhei a identidade dos educandos usando as Artes Visuais.
Levei para os educandos algumas obras do artista pop, Andy Warhol.
Marilyn Monroe - 1964
Che Guevara
Para quem não conhece o artista, segue o link de sua breve biografia .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_art
Conversamos sobre as cores que o artista utilizou. E sobre algumas de suas obras voltadas para a publicidade.
E sugeri que fizessem o auto - retrato utilizando as características do autor. Cores fortes, desenhos repetidos com alternância das cores.
Seu Blog é muito legal...
ResponderExcluirSou professora de Ensino Fundamental e achei as suas ideias fantásticas, ligando a arte à outros conteúdos! Claro que já adicionei em mesu favoritos...
Quero faer um depoimento:
No carnaval trabalhei com a marchinha Chiquita Bacana e dela trabalhei Biografia (Braguinha), interpretação (da marchinha), geografia (Martinica) e em artes justamente com o Andy Warhol em sua obra Banana, da qual fizemos releituras nas mortalhas dos meus alunos (feita em TNT), para não manchar colocamos papel canson dentro da mortalha e para nossa surpresa a tinta passou para o papel tão bem que aproveitamos e as colamos em nosso mural, ficou divina a nossa arte do avesso!
Por hora é só,
Flávia